Relatório

Como o conteúdo está organizado

GRI 102-45, 102-48, 102-56

Vinte e três temas materiais apontados como relevantes para a gestão da sustentabilidade na Klabin direcionam o conteúdo deste relatório. Eles foram priorizados após um intenso trabalho de definição de uma agenda que correlaciona a estratégia da Companhia aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (saiba mais em Materialidade e Agenda Klabin para o desenvolvimento sustentável) e estão aqui distribuídos em cinco capítulos: Governança; Sustentabilidade; Desempenho; Pessoas; Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação; e Qualidade. As iniciativas e formas de gestão da Klabin para os respectivos temas e os itens de divulgação GRI relacionados estão descritos ao longo dos capítulos.

Os indicadores financeiros referem-se a todas as nossas unidades operacionais no Brasil (Klabin S.A) e na Argentina (Klabin Argentina S.A.). Já as informações sociais e ambientais contemplam apenas as operações no Brasil. As demonstrações contábeis, auditadas pela Ernst & Young, seguem os padrões brasileiros e as normas do International Financial Reporting Standards (IFRS), como determinam as instruções 457/07 e 485/10 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Eventuais revisões de dados publicados em outros anos estão sinalizadas e esclarecidas ao longo do documento.

As informações não-financeiras contidas neste relatório foram submetidas à verificação da Conecta Consultores, realizada de acordo com a norma AA1000AS: 2008, sob a licença de nº 000-234. Veja a Declaração de Garantia.