Prosperidade para as pessoas

Em um ano tão desafiador como foi 2020, a cultura da Klabin, com uma atuação voltada para engajar pessoas, apresentar resultados e construir o futuro foi fundamental para o alcance dos seus feitos.

Prosperidade das pessoas
Prosperidade das pessoas
Tema

Colaboração em evidência

Em um ano tão desafiador como foi 2020, a cultura da Klabin, com uma atuação voltada para engajar pessoas, apresentar resultados e construir o futuro foi fundamental para o alcance dos seus feitos.

A constante colaboração, uma fortaleza da nossa cultura, foi fator determinante para atingirmos nossos resultados nesse cenário de adversidades, quando solidificamos ainda mais nossa gestão. Foi preciso pôr em prática a agilidade nas respostas, a criatividade para lidar com uma nova realidade e a inovação na superação de obstáculos. Nós nos adaptamos rapidamente para seguir nosso trabalho com atenção à performance e qualidade nas entregas, colocando a saúde e a segurança das pessoas no centro das decisões.

A liderança da Klabin, em todos os seus níveis, merece destaque: foi ágil, corajosa e em nenhum momento fugiu da responsabilidade de tomar as melhores decisões para que mantivéssemos nossa operação segura e nosso negócio em atividade. No centro das decisões, esteve sempre o cuidado com o que temos de mais precioso:  os nossos colaboradores. 

Em 2020, ficou evidenciado o exercício de flexibilidade e agilidade que temos posto em prática para responder às constantes transformações da sociedade, preservando nossa essência, ao mesmo tempo que construímos nossa trajetória de crescimento.

Cultura meritocrática e humanizada

Em 2020, promovemos diversas iniciativas para reforçar a cultura meritocrática e humanizada da Companhia. O tema esteve mais uma vez presente na Convenção de Gerentes, em que se ressaltou ser esse o direcionador das diversas ações que realizamos em Gente & Gestão. Nossa cultura também foi assunto de vídeos, podcasts e webinários, com destaque para as ações realizadas com as lideranças, as quais corroboram seu papel de protagonistas na Klabin. Pesquisa realizada na Convenção de Gerentes evidenciou a evolução da cultura como um valor percebido na Companhia, com índice superior ao alcançado em 2019.

  • 81% foi o índice de percepção da evolução da cultura na direção desejada da meritocracia em pesquisa realizada com gerentes, ante 66% em 2019.
  • Colaboração foi o direcionador de cultura que mais evoluiu no período, na percepção dos gerentes.

Nossos colaboradores em 2020

Integração com acolhimento

Em 2020, tivemos um incremento de 1.700 novos colaboradores oriundos das unidades de embalagens de papelão ondulado adquiridas da International Paper, localizadas em Rio Verde (GO), Manaus (AM) e nos municípios paulistas de Franco da Rocha, Paulínia e Suzano. Na integração, consideramos sua cultura e particularidades ao promover seu alinhamento aos processos e à cultura da Klabin, procurando evidenciar nosso cuidado e respeito em busca de um caminho de aprendizado mútuo.

O processo foi considerado bem-sucedido, tendo em vista as diversas e positivas manifestações espontâneas recebidas em nossas redes sociais e em outras oportunidades de diálogo no período.

Entre as ações realizadas, destacam-se:

  • Criação de um time dedicado ao acompanhamento do projeto de integração.
  • Alinhamento e engajamento das pessoas por meio de um robusto plano de comunicação, com mais de 150 ações e peças de comunicação.  
  • Desenvolvimento e entrega de um kit de boas-vindas a todos os colaboradores.  
  • Criação de um manifesto inclusivo e de um guia de integração.  
  • Boas-vindas no KLAPP (App da Klabin).
  • Conversa com os novos colaboradores por meio de reuniões presenciais (respeitando todos os protocolos sanitários) e lives para os colaboradores remotos.  
  • Participação dos filhos dos colaboradores na live do Dia da Criança.  
  • Inclusão dos novos colaboradores no Portal Escola de Negócios (Portal ENK).  
  • Monitoramento de clima organizacional.  
  • Retenção de pessoas e conhecimentos-chave.  
  • Criação de uma matriz de integração, com diversos treinamentos classificados por área de atuação/público, respeitando a curva de aprendizado das pessoas.  
  • Harmonização dos benefícios.   

  • 98 instrutores internos capacitados para ensinar e conduzir treinamentos.
  • 152 temas mapeados para treinamentos, que ocorreram em até 100 dias.
  • 2.336 participações em treinamentos para alinhamento de práticas de processos e gestão.
  • Mais de 6.000 horas de capacitação envolveram 271 turmas.

Veja no Painel ASG, indicadores relacionados aos temas materiais Cultura Klabin e Desenvolvimento do capital humano.

Desenvolvimento do capital humano

O desenvolvimento do capital humano é um tema material para a Klabin, cuja gestão tem foco no desenvolvimento dos colaboradores, na preparação da sucessão e na formação de líderes. Para que nosso plano estratégico seja executado, precisamos contar com um time robusto de lideranças, cujo comportamento e cuja competência sejam capazes de engajar pessoas na entrega de resultados e na construção do futuro.

Valorizamos o desenvolvimento de nossos colaboradores, incentivamos o protagonismo e a colaboração, promovemos a gestão do conhecimento, temos foco em excelência operacional e inovação e, assim, entregamos resultados extraordinários e sustentáveis.

Um dos viabilizadores da cultura é a Escola de Negócios Klabin (ENK), cujo propósito é desenvolver os colaboradores e a comunidade, preparando-os para os desafios atuais e futuros, a fim de alavancar os objetivos do negócio. A plataforma Portal ENK conta com treinamentos obrigatórios e facultativos sobre rotinas de trabalho, funções específicas, especializações e conhecimentos gerais. Para definição das soluções, a área de Gente & Gestão considera o alinhamento estratégico da empresa, aspectos da cultura organizacional esperada, resultados de Pesquisa de Clima, as demandas e os desafios específicos dos negócios e os Planos de Desenvolvimento Individuais, provenientes do Ciclo de Performance.

Ciclo de Performance

Ciclo de performance pauta decisões na Klabin. Foto: Arquivo Klabin.

Processo de avaliação e discussão de desempenho e potencial de nossos colaboradores, o Ciclo de Performance é uma das ferramentas que pautam as decisões sobre pessoas na Companhia, cujos resultados nos ajudam a fortalecer cada vez mais a cultura meritocrática e humanizada para alavancar resultados sustentáveis.

O Ciclo conta com as etapas de autoavaliação, avaliação do gestor, comitês de calibração, feedback e Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Este último tem como pano de fundo a Atitude Klabin, um conjunto de competências para orientar nossos colaboradores no fortalecimento da cultura e do comportamento desejados.

Jornada da Liderança

Sob o guarda-chuva da Jornada da Liderança estão os programas de desenvolvimento de líderes oferecidos em todos os negócios da Klabin pela Escola de Negócios Klabin, cujos objetivos são preparar continuamente gestores e sucessores para os desafios atuais e futuros da Companhia e reforçar a sua cultura, contribuindo para o aspecto humano da liderança e para uma gestão centrada na pessoa e no desenvolvimento de talentos.

São disponibilizados treinamentos tanto essenciais (obrigatórios) como de aperfeiçoamento. Estes, nos quais a inscrição é espontânea, estimulam o protagonismo entres os líderes: são os programas Rumos 2.0, Rumos Digital, Saúde Emocional, Conversas Significativas, Liderança de Gênero, Ser Líder, além de diversos webinários sobre temas ligados à gestão.

  • Rumos 2.0 – O programa se destaca entre as ações de desenvolvimento da liderança, em um modelo inovador de simular a cadeia de negócios da Klabin. Ele busca fortalecer a visão holística e estratégica do negócio e mostrar como os parâmetros seguidos em diferentes áreas se inter-relacionam para a obtenção de resultados.
  • Rumos Digital – Tem como objetivo viabilizar a compreensão do modelo integrado da Klabin, a visão mercadológica e perspectivas de futuro, democratizando a estratégia, por meio de gamificação, atividade em que os participantes disputam seu desempenho com duas inteligências artificiais.
  • Workshop Saúde Emocional – Programa de qualidade de vida, que existente na Companhia, foi incorporado à Jornada da Liderança em 2020, com a inclusão de um módulo voltado para a saúde emocional, como forma de preparar os gestores para o autocuidado e o cuidado com o bem-estar do time, fortalecendo a atuação preventiva em saúde.
  • Ser Líder – Destinado ao primeiro nível de liderança das áreas operacionais e administrativas, utiliza como metodologia o ciclo de aprendizagem de Kolb (agir, refletir, conceituar e aplicar) e sua trilha contempla os eixos comportamental, ferramentas de gestão e técnico. Mais de 600 líderes de todas as unidades participaram do 5º ciclo do programa em 2020.
  • Fast Track – Programa voltado para acelerar o desenvolvimento dos líderes identificados como de alto potencial. Com uma série de iniciativas oferecidas, o programa põe o participante no papel de protagonista do próprio processo de desenvolvimento.
Sala de Controle da Unidade Monte Alegre em Telêmaco Borba (PR). Foto: Eduardo Knapp.

Minha Atitude Além do Comercial

Com base no mapeamento das competências funcionais dos colaboradores das áreas comerciais de Embalagens, por meio de conversas com gestores e grupos focais, desenvolvemos em 2020 o programa Minha Atitude Além do Comercial, composto de uma trilha de conhecimento para esse time.

Seu objetivo é desenvolver uma equipe de alta performance integrada para que a equipe comercial atue de forma mais empreendedora, colaborativa, fortalecendo a percepção do cliente como parceiro estratégico para soluções de embalagens.

O programa, verdadeiramente ousado e inovador, desconstrói conceitos enraizados sobre o papel de uma área comercial e revela o potencial de revolucionar a capacidade do nosso time comercial de agregar ainda mais valor aos nossos clientes, de forma diferenciada e nova.

Veja no Painel ASG, indicador GRI 404-1 e outros indicadores, além das iniciativas realizadas em 2020 que integram o tema material Desenvolvimento do capital humano.

Jornada do colaborador

Valorizamos a jornada do colaborador em todo o seu ciclo de vida na Companhia, procurando proporcionar-lhe a melhor experiência e aprendizado contínuo desde o processo seletivo até sua saída. Temos uma Política de Atração de Talentos, que está em contínua evolução e adaptação com o objetivo de manter total transparência e excelência nos processos seletivos.

O recrutamento interno é priorizado, com vagas divulgadas na plataforma Minha Klabin, por meio de uma busca ativa por colaboradores aderentes aos cargos, baseada em avaliações de performance e mapeamento sucessório.

 Em 2020, nossa taxa de recrutamento interno foi 29% superior à de 2019.

Principais ações em 2020:

  • Marca Empregadora: promovemos diversas publicações nas mídias sociais destacando a história de nossos colaboradores, além de campanhas de conscientização e participação em feiras on-line.
  • Ciclo de Performance: o processo foi revisado, segundo calendário anual de atualização, permitindo acompanhamento com mais frequência do desempenho e do potencial de nossos colaboradores.
  • Experiência: promovemos um diagnóstico direcionado à experiência do colaborador com o objetivo de identificar oportunidades de aprimoramento, revisamos a nossa narrativa e traçamos um plano de ação para implantação em 2021. 
  • Programa de reconhecimento: como forma de estimular o tema reconhecimento, em novembro de 2020, lançamos o Cartão Atitude, uma iniciativa que estimula o feedback entre os colaboradores e fica disponível na intranet Minha Klabin à qual todos têm acesso. Atrelamos o feedback à Atitude Klabin e é necessário escolher uma competência para reconhecer um colaborador. Desde o lançamento, já foram enviadas mais de 2.125 unidades do Cartão Atitude. 

Práticas de remuneração

A remuneração na Klabin é determinada segundo metodologia de mercado, com fatores comparáveis universalmente para medir o tamanho relativo dos cargos com confiabilidade. A Política de Remuneração, atualizada periodicamente, fornece orientações claras sobre o tema, como o alinhamento aos interesses dos colaboradores à estratégia da Companhia, e o reconhecimento dos profissionais de alta performance, estimulando uma cultura meritocracia, entre outras diretrizes.

Temos um programa de incentivo de curto prazo, que visa estimular que se alcancem determinados resultados, cujo pagamento está atrelado ao atingimento de indicadores. Também mantemos planos de incentivo de longo prazo, voltados aos diretores, gerentes, coordenadores e especialistas, com o intuito de alinhamento aos interesses do negócio e dos acionistas.

 Em 2020, demos um importante passo ao instituir, para a remuneração variável dos executivos para 2021, a contratação de metas atreladas aos KODS, reforçando o engajamento com a Agenda Klabin 2030 em toda a Companhia.

No Painel ASG, veja indicadores GRI 102-8, 102-35, 102-36, 102-38, 102-41, 201-3, 202-1, 202-2, 401-1 e 401-3 e outros relacionados ao tema material Engajamento de profissionais.

Diversidade na Klabin

Acreditando que a diversidade de visões, de experiências, de culturas e de modos de vida, sem discriminação, contribui para a inovação e a tomada de boas decisões na Companhia, buscamos oferecer oportunidades de trabalho compatíveis com pessoas de diferentes habilidades, aptidões e histórias de vida. Além de favorecer a consolidação de uma cultura cada vez mais respeitosa e inclusiva, em que as pessoas se sintam seguras para exercer sua individualidade, essa atitude promove um ambiente mais diverso, aberto ao diálogo e à inovação, contribuindo para a sustentabilidade do negócio e para o impacto positivo na sociedade em que estamos inseridos. A diversidade de gênero já vem sendo foco da gestão de pessoas na Klabin, especialmente desde 2018, quando a empresa se tornou signatária do Princípio de Empoderamento das Mulheres (WEP, na sigla em inglês), iniciativa da ONU. Em 2019, o tema passou a ter abordagem ainda mais estratégica na Klabin e já conta com uma robusta estrutura de governança, que, consolidada em 2020, é apoiada pela Política de Diversidade e Promoção da Empregabilidade.

Em 2020, divulgamos nosso objetivo de atingir 30% de mulheres em posições de liderança até 2030.

Estrutura de governança do tema

  • Área Corporativa responsável pela construção de programas corporativos e alinhamento da estratégia em toda a Companhia.
  • Comitê de Diversidade conta com representantes de todas as unidades, sendo responsável pelo desenvolvimento e pelo apoio em ações locais.
  • Grupos de Afinidade K entre Nós (mulheres), blacK (negro), Kolors (LGBTQIA+), MultiKlabin (intergerações) e Memoh Klabin (homens), os dois últimos criados em 2020.
  • Comissão de Gente formada pela liderança sênior, com reuniões trimestrais, é responsável por recomendações e validações de programas.

 Em 2020, o percentual de mulheres em nosso quadro funcional foi de 14%, um ponto percentual acima do registrado no período anterior, o que ainda nos inquieta, mas evidencia a evolução em direção ao nosso objetivo de aumentar a representatividade feminina na Companhia.

Iniciativas que se destacaram em 2020:

  • Ampliamos os Grupos de Afinidade, com a criação do MultiKlabin, cujo propósito é discutir o relacionamento intergeracional, visando a um melhor convívio e ao maior compartilhamento de conhecimentos e experiência entre gerações, e do Memoh Klabin, formado por homens, cuja proposta é refletir sobre a masculinidade a partir de características culturalmente estabelecidas sob o conceito da “Caixa dos Homens”.
  • Consolidamos o Programa de Liderança de Gênero, com a participação de líderes homens e mulheres durante seis meses na discussão sobre equidade de gênero, com a apresentação de projetos desenhados pelo grupo no final do programa.
  • Em agosto de 2020, a Klabin passou a integrar o movimento Equidade é Prioridade, cujo objetivo é estabelecer metas para as empresas aumentarem a quantidade de mulheres em cargos de alta liderança. A Companhia participa de um dos principais pilares, que é o programa internacional de capacitação, uma ação global de aceleração de gênero no setor empresarial, desenvolvido pelo Pacto Global com o apoio da ONU Mulheres. 
  • Incorporamos à Política de Atração de Talentos a diretriz para a inclusão de pelo menos uma mulher nas listas de candidatos finalistas em todos os processos seletivos, além de treinarmos os recrutadores para o tema diversidade e inclusão, o que levou, por exemplo, a adaptações na linguagem das divulgações, como o uso de pronomes femininos ou termos de gênero neutro.
  • Promovemos mudanças estruturais nas plantas, como a implantação de salas de aleitamento e adaptações em banheiros e vestiários femininos.
  • Criamos o programa de estágio social Integra Klabin, voltado a estudantes de baixa renda. A primeira turma teve 34 vagas distribuídas em quatro unidades da Klabin: Escritório-Sede (SP), Jundiaí (SP), Piracicaba (SP) e Lages (SC).

No Painel ASG, veja indicadores GRI 405-1 e 405-2 e outros relacionados ao tema material Diversidade.

Cuidado interdependente

A cultura de segurança voltada à interdependência – cuidar de si mesmo, cuidar do outro e se deixar cuidar –, que já vínhamos adotando e se fortaleceu em 2020, foi fundamental para o desempenho da Companhia em segurança do trabalho, quando atingimos recordes históricos, como a melhor taxa de frequência de acidentes com afastamento entre colaboradores diretos desde 2013: 2,67.

Esse avanço reflete o olhar estratégico para esse aspecto, especialmente pela harmonia com que o tema é tratado entre todas as unidades, com base em diretrizes padronizadas, e pela própria consolidação da governança da segurança do trabalho na Companhia. Ainda assim, sabemos que é preciso sempre buscar patamares ainda melhores visando à excelência e à taxa zero de vidas mudadas, que é uma das metas da Agenda Klabin 2030.

Pilares da Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional

  • Instalação Garantir a segurança e a confiabilidade de equipamentos. Melhoria e manutenção do ambiente de trabalho ofertado aos nossos profissionais.
  • Gestão Melhorar continuamente a forma como tratamos a segurança em nossa rotina. Manter o olhar crítico para nossos procedimentos de prevenção e mitigação de acidentes por meio da criação e da revisão de políticas, diretrizes e requisitos.
  • Pessoas Valorizar as boas práticas e incentivar nossos colaboradores a cuidarem uns dos outros. Capacitá-los no que diz respeito a normas e procedimentos, além de aproximar as lideranças da rotina.

Avaliando a aderência do Sistema de Gestão

A aderência de nossas operações aos protocolos e diretrizes é um importante indicador que monitoramos para avaliar a evolução de nosso Sistema de Gestão de Saúde e Segurança. Em 2020, concluímos o primeiro ciclo completo de auditoria após a implementação dos Requisitos de Atividades Críticas (RAC) com foco na eliminação total de vidas mudadas.

Foram promovidas auditorias cruzadas, com a formação do primeiro time interno de auditores em Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO). Essa boa prática garante uma evolução cultural relevante para o time de Segurança e permite o compartilhamento entre outras unidades e negócios. Os resultados parciais do ciclo de auditoria são os seguintes: melhoria significativa na padronização do SGSSO e dos RACs nas unidades; melhoria e uso frequente do procedimento de inspeções de pré-uso em equipamentos manuais; revisão dos métodos de trabalho para realização de atividades mais seguras; implementação de fóruns para o compartilhamento de boas práticas entre unidades e negócios; evolução no conhecimento do conceito e envolvimento das lideranças com os projetos de implementação dos RACs nas operações.

Nas auditorias cruzadas, o compartilhamento de práticas e experiências entre as coordenações de área ficou ainda mais fortalecido na Companhia, evidenciando um dos fundamentos de nosso Sistema de Gestão, que é a responsabilidade de linha.

Avanço digital

A migração de tecnologias para o ambiente digital na área de Segurança acompanha a evolução tecnológica que acontece em toda a Klabin. Uma das frentes foi a inserção do aplicativo de observação e abordagem Segurança em Foco na galeria de aplicativos da Minha Klabin, com o objetivo não só de reduzir custos de manutenção como também de torná-lo mais acessível e intuitivo para a experiência do usuário. Essa é uma das principais ferramentas preventivas em Segurança para a liderança com a proposta de identificar os fatores que contribuem para comportamentos de risco e reforçar o comportamento seguro nas operações, garantindo, assim, a transformação de nossas atitudes e a evolução para uma cultura generativa em Segurança, de acordo com as metas KODS 2030.

Em 2020, também demos início à implantação do projeto EPI Fácil, que contempla a criação de um aplicativo para dar mais autonomia ao usuário e promover eficiência no controle e na gestão de custo do fluxo de entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), garantindo, também, mais aderência a aspectos de compliance nas rotinas de entrega.

Viveiro de mudas da Klabin (PR). Foto: Eduardo Knapp.

Evolução cultural

Todos os colaboradores são fundamentais para garantirmos a prática do cuidado ativo em nossas operações e contamos com o protagonismo da liderança para conquistarmos as próximas etapas de nossa evolução cultural em Segurança na Companhia. Por isso em 2020, implantamos o primeiro Módulo de Segurança do Trabalho como parte do Programa Ser Líder, que tem como público-alvo a média liderança (supervisores e líderes operacionais) da Klabin. Também foi planejado o Módulo de Segurança para o Programa Jornada de Liderança, cujo objetivo é capacitar o time de coordenadores e gerentes do negócio Embalagens em 2021.

No período, ainda promovemos a primeira pesquisa de pulso para avaliar a evolução das ações após um ano do Diagnóstico de Cultura de Segurança realizado nos negócios de Embalagens – Papel Ondulado (PO), por meio da metodologia Hearts & Minds. Para as oportunidades identificadas, elaboramos um plano de ação de evolução cultural a ser inserido no pilar de Saúde e Segurança do programa Superar – o programa de melhoria contínua da Klabin – nas unidades.

Gestão de contratadas

Para garantir o alinhamento da gestão de Segurança entre as empresas contratadas, foi elaborado um projeto de revisão do Plano de Gestão de Contratadas, com um grupo de trabalho formado pelos times corporativos de Facilities, Suprimentos, Jurídico e Meio Ambiente, em busca da padronização dos processos e melhores práticas. O projeto está em etapa de implementação nos negócios.

Saúde ocupacional

O trabalho com foco na prevenção como fator primordial da manutenção da saúde das pessoas ficou ainda mais evidenciado em 2020, quando pusemos em prática uma série de iniciativas voltadas ao enfrentamento da pandemia da Covid-19, exigindo de todos o exercício da flexibilidade, da agilidade e, principalmente, da colaboração, aspectos latentes em nossa cultura.

Veja em detalhes nossas ações de enfrentamento da pandemia no capítulo Covid-19 e os indicadores do tema material Saúde e Segurança Operacional no Painel ASG.

Programa Viver Bem

Por meio do programa de cuidado integral Viver Bem, procuramos ajudar os colaboradores e seus familiares a manter a saúde, com apoio à melhoria do estilo de vida, à promoção da saúde, à manutenção do bem-estar, à melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho e à contribuição para um futuro mais sustentável. As ações são realizadas em três pilares: Saúde Física, Saúde Emocional e Saúde Social. Veja os principais avanços em cada uma dessas frentes em 2020.

  • Saúde Física Criamos os Comitês de Ergonomia em todas as unidades, com treinamento destinado aos integrantes.
  • Saúde Emocional Implantamos a plataforma que oferece atendimento psicológico on-line a colaboradores e seus dependentes.
  • Saúde Social Continuamos a oferecer gratuitamente consultoria de educação financeira aos colaboradores com especialista em finanças.

Veja no Painel ASG, indicadores GRI 102-7, 403-1, 403-2, 403-3, 403-7, 403-8, 403-9 e 403-10 e outros relacionados ao tema material Saúde e Segurança Ocupacional.

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