P&D+I

Pesquisa e tecnologia
na produção florestal

GRI 103-1, 103-2, 103-3

Nossos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento também se direcionam para as operações florestais e buscam contribuir para manter a competitividade e dar suporte aos projetos de expansão da Companhia. A produtividade florestal é um dos principais focos de atuação nessa frente, na qual temos registrado importantes progressos.

A instalação do Centro de Tecnologia conferiu mais rapidez na caracterização da madeira para os materiais genéticos testados. Em 2019, foram recomendados três novos clones, que apresentam produtividade 22% superior em relação à base florestal existente.

Com relação ao gênero pínus, uma nova espécie vem sendo plantada, o Pinus maximinoi, capaz de gerar 20% a mais de madeira para o abastecimento de nossas fábricas, sem perda de propriedades e de qualidade no produto final.

Inovação e transferência de tecnologias no manejo florestal são focos do P&D, visando a potencializar a produtividade das florestas da Klabin. Interações dos fatores bióticos e abióticos são avaliados para alocação das florestas de pínus e eucalipto com o intuito de capitalizar os ganhos produtivos de cada gênero, de acordo com as regiões de atuação da Companhia. Para isso, contamos com especialistas dedicados às áreas de melhoramento genético de eucalipto e pínus, biotecnologia e clonagem, nutrição e silvicultura, ecofisiologia e proteção florestal.