P&D+I

Inovação com propósito

Principais destaques em inovação

 

A inovação tem como estratégia acessar uma rede global de ecossistemas e contatos, formada por startups, organizações, universidades, associações, investidores, entre outros, capazes de fortalecer nossas iniciativas nessa frente. O conceito de inovação foi reforçado com a criação do movimento Inova Klabin e a inauguração do Centro de Tecnologia no Paraná.

Clique aqui e saiba mais sobre o Inova Klabin.

Plug and Play: parceria com uma das principais aceleradoras de startups do mundo, sediada no Vale do Silício. A cooperação, como uma das empresas apoiadoras do primeiro escritório da Plug and Play na América do Sul, em São Paulo, nos abre portas a uma rede global de contatos, formada por startups, corporações e investidores, que fortalecerão nossas iniciativas.

 

Pitch Day: busca de tecnologias diferenciadas, sustentáveis e inovadoras para solucionar desafios da empresa. Foram realizados sete pitchs, sobre os temas: controle biológico de formigas cortadeiras; redução de embalagens plásticas na Expedição e Almoxarifado; melhoria do Sistema de Qualidade de equipamentos de sacos; lodo terciário (resíduo gerado na produção); e três edições focadas em Pesquisa e Desenvolvimento.

 

Klabin Lab: fomento ao empreendedorismo corporativo interno, que reúne colaboradores de diversas áreas e localidades, em imersões durante cinco dias, para encontrar soluções para problemas diversos. Foram quatro projetos em 2019, com resultados para a Companhia, voltados à prestação de contas de viagens, à clareza na visualização de créditos de clientes e ao desenvolvimento do Mapa Florestal (tecnologia que está em homologação) para instalação nos caminhões da logística florestal.

 

Klabin +U: fornece soluções em parceria com universidades, nacionais e internacionais. Contempla a imersão de estudantes na rotina da Klabin, para que possam avaliar, experimentar e desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para o mercado de embalagens. Quatro projetos com graduandos de Engenharia da Universidade Técnica Federal do Paraná tiveram início a partir do programa, envolvendo conceitos de Indústria 4.0, Inteligência Artificial e Análises Preditivas. Uma competição entre Masters in Business Administration (MBAs) também foi feita, desenhando novos modelos de negócio para um de nossos produtos, gerando ótimos insights, da qual participaram as universidades de Harvard, Insead, Asian Management Institute, Calgary e Universidade da Califórnia (USC).

 

 

Plante sua Ideia: oportunidade para que os colaboradores se engajem no processo de melhoria e inovação da Klabin. Em busca de resultados reais de inovação, o programa, que surgiu a partir da Pesquisa de Clima, funciona como um canal aberto de ideias alinhadas às necessidades estratégicas de cada unidade, usando tecnologias novas como chat bot, inteligência artificial e ferramentas de gestão de inovação, para garantir a participação de todos em todos os níveis da organização, em qualquer dia e horário. Foi realizado como piloto na Unidade de Lages (SC) e, posteriormente, implantado no Departamento de Planejamento Operacional, Logística e Suprimentos e na Unidade Monte Alegre (PR). A expectativa para 2020 é abranger todas as unidades.

Parcerias de valor

 

A parceria estabelecida com universidades e centros de pesquisa do Brasil e do exterior tem sido fundamental para a busca de soluções voltadas às necessidades do mercado. Destaca-se, em 2019, a premiação de um projeto de nanofibra, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), durante a Conferência Internacional sobre Nanotecnologia para Materiais Renováveis, realizada no Japão, em junho de 2019. O trabalho envolveu pesquisa de otimização de produção de nanofibra e de redução no consumo de energia nesse processo.

Pesquisa nanofibra

redução de

20% a 25%

do gasto de energia no processo de desfibrilamento.

aumento superior a

10%

nas propriedades de resistência dos papéis  com 1% a 2% de celulose microfibrilada.

Parceiros de P&D no Brasil e exterior

 

Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP)

Central American and Mexico Coniferous Resources Cooperative

Comitê de Produtores  – Tappi Nano

Cooperativa Central America and Mexico Coniferous Resources (Camcore), Carolina do Norte (EUA)

Forest Productivity Cooperative (FPC)

Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF)

Melodea

North Carolina State University (NCSU)

Research Institutes of Sweden (RISE)

Sociedade de Investigações Florestais (SIF) – Universidade Federal de Viçosa

Universidade de Toronto

Universidade do Estado de Santa Catarina

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Universidade Federal de campina Grande

Universidade Federal de Lavras

Universidade Federal do Rio de Janeiro