P&D + I

Antecipação e resposta às
tendências de mercado

GRI 103-1, 103-2, 103-3

Nos últimos anos, temos ampliado a atuação em pesquisa, desenvolvimento e inovação para avançar em aplicações cada vez mais sustentáveis para nossos produtos, em busca de barreiras naturais e biodegradáveis para atender às demandas do consumo consciente.

Movimentos em favor da restrição da utilização de plástico de uso único – como o recente plano de combate à poluição por este produto, anunciado pelo governo chinês –, têm chamado a atenção da indústria de embalagens. Nesse cenário, a Klabin, mais uma vez, destaca-se como fabricante de referência em alternativas sustentáveis. Nosso desafio é encontrar formas de oferecer soluções que não agridam o meio ambiente e que sejam economicamente viáveis para nossos clientes.

Nossa previsão é investir cerca de R$ 180 milhões em pesquisa industrial e florestal, voltados ao desenvolvimento de novos produtos e a convênios com institutos de pesquisa e universidades.

Saiba mais sobre nossas rotas de pesquisa no site.

Desenvolvimentos em destaque

Em 2019, por meio das unidades internas de revestimento de papéis em nosso Centro de Tecnologia, no Paraná, avançamos no desenvolvimento de novas barreiras.

Os destaques são os trabalhos desenvolvidos para sacos industriais: produtos com barreira para água, destinados aos segmentos de argamassa e fertilizantes, e em papel dispersível, voltado para embalagens de cimentos especiais.

Outro avanço vem dos testes em linhas de clientes com misturas de fibras de celulose (longa e curta), e na linha de celulose fluff para novas aplicações, além dos segmentos de fraldas e absorventes.

Pesquisas sobre usos da lignina, extraída do licor negro dos processos de cozimento da madeira em nossas unidades de celulose, também confirmaram oportunidades de aplicações diversas: em resinas para chapas, compensados e abrasivos; em plásticos para ampliar a porcentagem de matéria-prima renovável; e em fibras de carbono, substituindo o uso de materiais de origem fóssil.

 

Tecnologia inédita e premiada

GRI 103-1, 103-2, 103-3

O desenvolvimento do Eukaliner®, um kraftliner feito exclusivamente com fibra de eucalipto, rendeu à Klabin o prêmio da categoria Inovação em Embalagem da 11ª edição do PPI Awards, da Fastmarkets RISI, em evento realizado em Lisboa, em março de 2020. Esse é um dos principais reconhecimentos da indústria de papel e celulose do mundo.

O novo papel já foi testado por clientes na Europa, Estados Unidos e América Latina, superando todas as expectativas para o produto no segmento de embalagens. A produção em larga escala está prevista para o início de 2021 na Unidade Puma II. Entre os benefícios comprovados nos testes do produto estão a alta qualidade de impressão, excelente estrutura que permite a redução na gramatura e ótimo desempenho em ambientes refrigerados. Além disso, como sua produção utiliza apenas eucalipto, otimiza as áreas de florestas plantadas.

Parque de Plantas Piloto entra em operação

Após a realização de testes de conceito, capacidade e performance, nosso Parque de Plantas Piloto entrou em operação no Paraná. A instalação simula uma unidade fabril para realização de estudos e testes industriais em frentes de pesquisa relacionada à lignina e à celulose microfibrilada (MFC), reforçando a base tecnológica para nosso ciclo de expansão. Com isso, podemos acelerar processos que estavam em bancada para testes industriais, com mais rigor e precisão de resultados.