RS ToolBar - Versão certa

Escolhas da Klabin para um amanhã renovável

A construção de um futuro inteiramente renovável é um projeto que depende do engajamento de cada um. Às empresas de grande porte, no entanto, cabe a liderança desse processo. Não por outro motivo, a Klabin promove a integração de toda a cadeia produtiva para transformar matéria-prima em produtos de múltiplos usos sem provocar danos ao meio ambiente. Isso se traduz em um conjunto de soluções que estão em sintonia não só com as demandas de consumo dos clientes e da sociedade como também com a sustentabilidade do planeta.

Menu de Navegação

Perfil

As quatro unidades de negócio da Companhia (Florestal, Celulose, Papéis e Embalagens) abrangem desde a produção e a comercialização de madeira e de celulose até o fabrico de papéis e de embalagens eficientes para os mais diversos segmentos do mercado. Hoje, a Klabin é a única empresa do país a fornecer simultaneamente celulose de fibra curta (eucalipto), celulose de fibra longa (pínus) e celulose fluff (pínus), de modo a abastecer diversos ramos da indústria. Suas embalagens, por sua vez, além de seguras, são leves, biodegradáveis, recicláveis e provenientes de fontes renováveis.

Um mundo desenvolvido, moderno e integrado à natureza implica o respeito a todas as pessoas. Sendo esse um valor inegociável, a Klabin incentiva um ambiente de trabalho saudável e justo, em que haja perfeita integração entre times diversos, com igualdade de oportunidades, estímulo ao desenvolvimento pessoal e reconhecimento dos resultados.

Diferenciais

Menu klabin - perfil - Três cards com fundo verde

Pioneirismo em certificação

A Klabin é a primeira empresa brasileira a conquistar certificações FSC® – Forest Stewardship Council® (FSC-C0172336 e FSC-C006109) para a lignina kraft de pínus e para o licor negro, subprodutos do processo de fabricação de papel e celulose, que já são aproveitados para diversos fins, garantindo a sustentabilidade de toda a cadeia. As florestas de pínus da Companhia também são certificadas pelo FSC®, o que atesta o compromisso com a conservação do meio ambiente.

2º ano na lista do Dow Jones

A Klabin integra, pelo segundo ano consecutivo, o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI), edição 2021/2022, em duas categorias: Índice Mundial e Índice de Mercados Emergentes. Reforça, dessa maneira, seu lugar entre as companhias mais sustentáveis do mundo.

Liderança em práticas ambientais 

Em 2021, a Klabin foi a única empresa latino-americana convidada a integrar o grupo Business Leaders da 26ª Conferência Climática da ONU, em Glasgow, na Escócia. Desde a Eco-92, realizada no Rio de Janeiro, a empresa participa ativamente das conferências do meio ambiente e já é reconhecida em todo o mundo pelas boas práticas nessa área.

Mudanças climáticas

A Klabin lançou, em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global da ONU, o movimento ImPacto NetZero*, nascido da urgência da mobilização coletiva para a mitigação das mudanças climáticas.

Metas baseadas na ciência aprovadas

A Klabin foi a primeira empresa do setor de papel e celulose da América Latina a ter as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) aprovadas pela Science Based Targets initiative (SBTi). A iniciativa oferece às empresas orientações, métodos e ferramentas de apoio na adoção de metas de redução de GEE baseadas na ciência.

Índice de Sustentabilidade Empresarial

Pelo nono ano consecutivo, a Klabin integrou a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. A nova composição da carteira, que reúne 34 companhias, entrou em vigor em 3 de janeiro de 2022 e tem validade até o fim do ano (30 de dezembro de 2022).

Triple A no CDP

Pela primeira vez, a Klabin alcançou a classificação Triple A no CDP (Disclousure Insight Action) nos três programas: Mudanças Climáticas, Água e Florestas, tendo sido a primeira companhia da América Latina a conquistar essa posição.

Serviços Ecossistêmicos

A Klabin recebeu certificação FSC® (FSC-C023492) inédita para três serviços ecossistêmicos – conservação de biodiversidade, sequestro e armazenamento de carbono e serviços em bacias hidrográficas – na Fazenda das Nascentes, localizada na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Complexo Serra da Farofa, em Santa Catarina.

Produção de mel certificada

Em 2021, produtores da Associação de Apicultores do Planalto Serrano Catarinense (AAPSC), parceira do programa de Apicultura e Meliponicultura da Klabin, receberam a certificação da cadeia de custódia Imaflora para o manejo florestal da produção de mel. Dentro do escopo de certificação da Companhia, a Klabin também recebeu certificação Imaflora para atestar a viabilidade da produção de mel certificada em suas florestas nativas.

*Saiba mais sobre o movimento ImPacto NetZero em https://www.impactonetzero.com/.

Para obter mais informações, consultar indicadores GRI 102-1, 102-2, 102-5, 102-10, 102-12, no Painel ASG.

Unidades e operações

Menu klabin- quem somos 4/ Accordion simples

Florestal

Toda a madeira utilizada no processo produtivo de celulose e papel é proveniente de florestas cultivadas. Além disso, a Unidade Florestal comercializa madeira em toras, que abastecem os mercados moveleiros e da construção civil. O plantio em mosaico, que conjuga florestas plantadas com florestas nativas, é a marca registrada da Companhia. A técnica ajuda na proteção dos recursos naturais, melhora o potencial de produção das florestas e colabora para a conservação da biodiversidade. São 284 mil hectares de florestas cultivadas e mais de 265 mil hectares de florestas nativas conservadas nos estados do Paraná, de Santa Catarina e de São Paulo.

Celulose

A Klabin é a única empresa brasileira a produzir e a fornecer ao mercado três tipos de celulose – a de fibra curta (proveniente do eucalipto), a de fibra longa (extraída do pínus) e a fluff (especialmente produzida com a fibra longa do pínus) – em uma mesma unidade industrial. A fábrica, projetada para essa finalidade, gera múltiplas soluções, que atendem às diversas demandas do mercado. A celulose da Klabin é oriunda de florestas cultivadas com manejo social e ecologicamente adequado, reconhecido por certificações internacionais, que aferem a totalidade do processo até o fabrico do produto final.

Papéis

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagem e de embalagens de papel do Brasil. Os papéis e cartões são produzidos com celulose própria de fibra curta e longa, atendendo a padrões mundiais de qualidade e sustentabilidade. Em 2021, a Companhia deu início à venda do Eukaliner®, o primeiro papel kraftliner do mundo feito totalmente de fibras de eucalipto. A capacidade anual de produção de papéis da empresa, que hoje chega aos 2,6 milhões de toneladas, atingirá a cifra de 3,1 milhões de toneladas em 2023, após a conclusão do projeto de expansão Puma II.

Embalagens

A Klabin é líder do segmento de embalagens no Brasil graças à sua capacidade de fornecer soluções para todo tipo de negócio, inclusive o e-commerce. A proposta da empresa é “ir muito além da embalagem”, oferecendo ao cliente produtos funcionais, leves, econômicos e biodegradáveis, todos oriundos de fontes renováveis. A Unidade Embalagens também é responsável pela produção de papéis reciclados, com processamento de mais de 450 mil toneladas por ano, o que torna a Klabin a maior recicladora de papéis do Brasil.

Principais números

Klabin soma 123 anos de histórias, transformações e conquistas.
 

Menu klabin - quem somos 1 / Blocos de cards modelsheet

23

fábricas, 22 no Brasil e uma na Argentina.

+ de 25 mil

colaboradores diretos e indiretos.

4,9 milhões

de toneladas de CO2 de saldo positivo no balanço de emissões de carbono.

Menu klabin - quem somos 2 / Blocos de cards modelsheet

2,6 milhões

de toneladas de capacidade anual de produção de papéis.

1,6 milhão

de toneladas anuais de capacidade de produção de celulose de mercado.

450 mil

toneladas de papéis reciclados.

Menu klabin - quem somos 3 / Blocos de cards modelsheet

625 mil

hectares de área florestal total.

284 mil

hectares de florestas nativas conservadas (42% do total de áreas sob gestão florestal).

265 mil

hectares de florestas nativas conservadas, o que representa 42% do total de áreas sob gestão florestal.

Reconhecimentos e prêmios

Menu klabin - quem somos 4 - Lista Accordion variation

WorldStar Global Packaging Awards

A Klabin foi a vencedora do prêmio na categoria Sustentabilidade graças ao sucesso do saco dispersível, tipo de embalagem que se integra ao conteúdo sem precisar de descarte. Desenvolvida pelo Centro de Tecnologia Klabin e pela área de Embalagens, a novidade foi reconhecida pelos atributos de sustentabilidade, que se somam à qualidade, à funcionalidade e ao apelo de venda.
 
Produzida com papel dispersível, a embalagem biodegradável é própria para acondicionar cimento, pois pode ser integrada à mistura no momento da preparação do concreto. Além de propiciar a redução do descarte de resíduos no canteiro de obras, o saco dispersível é resistente e tem ótima performance de ensaque e paletização.

Bonds & Loans Latin America & Caribbean Awards 2021

Destaque na categoria ESG Deal of the Year, do prêmio Bonds & Loans Latin America & Caribbean, promovido pelo Bonds & Loans Awards, entidade de premiação criada pelo conglomerado GFC Media Group (GFC). O reconhecimento se deu pela emissão do Sustainability Linked Bond (SLB), de US $500 milhões, em janeiro de 2021, com vencimento em dez anos. O SLB da Klabin foi o título com maior destaque em Sustentabilidade/ASG na comparação com outras empresas da América Latina e do Caribe, principalmente por vincular em um só título três importantes metas ambientais: redução do consumo de água, reutilização e reciclagem de resíduos e conservação da biodiversidade. 

Liderança em compras sustentáveis

Em 2022, a Klabin foi uma das empresas vencedoras do programa Sustainable Procurement Leadership Awards (em português, Prêmio de Liderança em Compras Sustentáveis), da EcoVadis, na categoria Aumento de Performance do Portfólio, com a melhor nota em recuperação e avanço na pontuação de seu portfólio de fornecedores.

Supplier Engagement Leaderboard

No início de 2022, a Klabin também foi reconhecida pelo CDP como uma das empresas líderes globais de Engajamento de Fornecedores (Supplier Engagement Leaderboard). O reconhecimento chancela o trabalho de incentivo da Companhia a que toda a cadeia produtiva atue em conjunto no controle das mudanças climáticas. O estudo avalia a performance no engajamento de fornecedores usando as respostas das próprias empresas a questões relativas à governança, às metas de descarbonização embasadas na ciência, à redução de emissões do escopo 3 e ao engajamento da cadeia de fornecimento, visando a elevar o nível de ação climática. Entre as empresas que participaram do levantamento em todo o mundo, apenas 8% foram reconhecidas.