Klabin

Nossa aspiração + nossos mais de 120 anos de história

Klabin
Klabin
Tema

Como trabalhamos na Klabin

Aspiramos a ser referência mundial em soluções responsáveis, com produtos de base florestal de usos múltiplos que sejam renováveis, recicláveis e biodegradáveis. 

Queremos contribuir para uma economia sustentável e para inspirar as escolhas do consumidor final. 

Priorizamos a prosperidade do planeta para gerar valor aos nossos investidores, colaboradores e parceiros de negócio. 

Consideramos tanto fatores econômicos quanto impactos no meio ambiente e na sociedade antes de tomar decisões, observando ainda os riscos do negócio e o nosso programa de compliance

Valorizamos a inovação e contamos com um avançado Centro de Tecnologia, plantas- piloto, parcerias com instituições de ponta, brasileiras e estrangeiras, e programas de incentivo a startups, na busca de soluções inovadoras para os nossos desafios.

Reconhecemos a importância de um ambiente de trabalho onde haja respeito, diversidade, segurança, igualdade de oportunidades, incentivo ao desenvolvimento pessoal dos colaboradores e reconhecimento aos seus resultados.

Quem somos

Em 2020, passamos a integrar as listas Global e Mercados Emergentes do Índice  Dow Jones de Sustentabilidade, sendo a única indústria brasileira a figurar na carteira mundial.

Saiba mais em Compromisso com a geração de valor.
No Painel ASG, veja indicadores GRI
  • 102-1
  • 102-2
  • 102-5
  • 102-10
  • 102-12

Unidades e operações

No Painel ASG, veja indicadores GRI 102-2, 102-3, 102-4, 102-6, 102-7.

Nossos números

  • 24 fábricas (23 no Brasil e 1 na Argentina), presença em todas as regiões brasileiras e sede administrativa na cidade de São Paulo.
  • 10 estados brasileiros abrigam instalações da Klabin, que também tem um escritório nos Estados Unidos e um escritório na Áustria, além de representantes e agentes comerciais em vários países.
  • 2,1 milhões de toneladas de capacidade anual de produção de papel.
  • 1,6 milhão de toneladas anuais de capacidade de produção de celulose de mercado.

Cinco novas fábricas em 2020

Em outubro de 2020, assumimos a operação de cinco fábricas adquiridas da International Paper, em um investimento de R$ 330 milhões. As novas unidades estão localizadas nas cidades de Suzano, Franco da Rocha e Paulínia (no estado de São Paulo), em Manaus (no Amazonas) e em Rio Verde (em Goiás). Ainda durante o processo de aquisição, os ativos localizados em Nova Campina (São Paulo) foram negociados com o Grupo Klingele Paper & Packaging, e a conclusão da venda ocorreu em janeiro de 2021.

Com a aquisição, agora estamos em operação nas cinco regiões do Brasil, ampliamos nossa capacidade produtiva anual para mais de 1 milhão de toneladas de embalagens de papelão ondulado, consolidando nossa liderança no segmento no país, e mais de 400 mil toneladas de papel reciclado, o que nos coloca no posto de maior produtora brasileira de papéis reciclados, intensificando a importância da integração da cadeia e da logística reversa.

Maior eficiência logística

Também em 2020 assinamos a concessão do Terminal de Celulose do Porto de Paranaguá. O Porto, um dos mais importantes do Brasil, é a principal rota de escoamento da produção da Companhia no Paraná, com conexões viárias e ferroviárias. O prazo inicial da concessão, de 25 anos, pode vir a prorrogar-se por mais 45 anos. 

O novo terminal logístico vai ampliar a nossa capacidade de exportação e a nossa eficiência operacional, uma vez que integrará a fábrica do Projeto Puma II , diretamente ao terminal portuário de Paranaguá, permitindo-nos aumentar a presença nos mercados globais. Veja mais em Estudo de impacto para o Terminal Portuário.

Base florestal com alto índice de produtividade

Nossa Unidade Florestal é formada por 273 mil hectares de florestas plantadas de pínus e eucalipto nos estados do Paraná, de Santa Catarina e de São Paulo. A produção de madeira atende à demanda de matéria-prima para a fabricação de celulose e papel da Klabin e também à comercialização de madeira em toras para serrarias e laminadoras, que abastecem os mercados moveleiro e de construção civil.

Nossas florestas apresentam um dos mais altos índices de produtividade do mundo e estão localizadas em áreas próximas às fábricas, o que confere grande competitividade às operações.

O respeito ao meio ambiente é um valor ligado à essência do nosso negócio. Somos referência mundial em manejo responsável e atenção às mudanças do clima.  Mantemos 43% de nossa área florestal destinada à conservação e à manutenção da biodiversidade. Em 2020, para responder ao crescimento da Companhia, lançamos o programa Plante com a Klabin, por meio do qual já estabelecemos mais de 30 novas parcerias com produtores rurais no Paraná. Leia mais em Plante com a Klabin.

Plantio em mosaico

Exemplo do nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, o plantio em mosaico é a marca registrada da Klabin. O sistema mescla vastas áreas de florestas nativas conservadas – que correspondem a quase metade da nossa área florestal – com florestas plantadas, de diferentes idades. Esse manejo ajuda na proteção dos recursos naturais, melhora o potencial de produção das florestas e colabora para a conservação da biodiversidade, por meio dos corredores ecológicos que favorecem a circulação de centenas de espécies de animais silvestres.

  • Mais de 578 mil hectares de área florestal total, sendo 273 mil hectares de florestas plantadas de pínus e eucalipto e 248 mil hectares de florestas nativas conservadas.
  • 82 km de raio médio entre as florestas próprias e as fábricas de celulose e papel.
  • 100* árvores por minuto são plantadas pela Klabin.

*média com base nos resultados de 2020.

Onde estamos

No Painel ASG, veja indicadores GRI 102-2, 102-3, 102-4, 102-6, 102-7, 102-12

Destinos da produção

Nossos produtos são voltados, principalmente, às indústrias dos segmentos de alimentos industrializados, congelados e in natura (leite, carnes frigorificadas e hortifrútis, entre outros), saúde e higiene pessoal (papel higiênico, lenços, fraldas e creme dental, entre outros), higiene e limpeza (sabão em pó e sabonete, por exemplo), bebidas diversas (refrigerantes, cervejas e iogurtes, entre outras), construção civil e eletroeletrônicos. Saiba mais em Mais do que embalagens.

Além de atender ao mercado brasileiro, onde somos líderes nos segmentos em que atuamos, exportamos para 80 países em todo o mundo.

Klabin: da floresta ao mercado

Países para onde exportamos

Klabin

Klabin