Governança

Queixas e reclamações

GRI 102-17, 103-2

Por meio do canal de denúncias independente, disponibilizado no site da Klabin, qualquer pessoa pode relatar casos de violação ao Código de Conduta, às leis ou regimentos internos. O canal possibilita contato anônimo, totalmente seguro e com número de protocolo para acompanhamento do status. Outra opção de contato é o Fale com a Klabin, com foco nas áreas florestais.

1.752 queixas foram registradas em 2019 por meio do Canal de Integridade e Ouvidoria e do Fale com a Klabin (Santa Catarina, Angatuba e Paraná)

Classificação das principais queixas

  • Comportamentais
  • Conflitos de interesses
  • Descumprimentos de normas e políticas
  • Impactos da operação florestal:
    • Poeira
    • Danos em estradas rurais
    • Desvios relacionados ao trânsito (excesso de velocidade e ultrapassagem)
  • Impactos das operações fabris:
    • Ocorrência de odor
    • Ruídos esporádicos

Mecanismos de queixas*

GRI 102-17

Queixas 2017 2018 2019
Total 2.197 2.338 1.752
Endereçadas 2.197 2.338 1.703
Resolvidas 2.027 2.162 1.384
Pendentes 170 176 368
Registradas antes do período coberto pelo relatório e resolvidas no ano 45 112 114

*Informações que representam violação do Código de Conduta da Klabin