Governança
Queixas e reclamações


GRI 102-17, 103-2
Por meio do canal de denúncias independente, disponibilizado no site da Klabin, qualquer pessoa pode relatar casos de violação ao Código de Conduta, às leis ou regimentos internos. O canal possibilita contato anônimo, totalmente seguro e com número de protocolo para acompanhamento do status. Outra opção de contato é o Fale com a Klabin, com foco nas áreas florestais.
1.752 queixas foram registradas em 2019 por meio do Canal de Integridade e Ouvidoria e do Fale com a Klabin (Santa Catarina, Angatuba e Paraná)
Classificação das principais queixas
- Comportamentais
- Conflitos de interesses
- Descumprimentos de normas e políticas
- Impactos da operação florestal:
- Poeira
- Danos em estradas rurais
- Desvios relacionados ao trânsito (excesso de velocidade e ultrapassagem)
- Impactos das operações fabris:
-
- Ocorrência de odor
- Ruídos esporádicos
Mecanismos de queixas*
GRI 102-17
Queixas | 2017 | 2018 | 2019 |
Total | 2.197 | 2.338 | 1.752 |
Endereçadas | 2.197 | 2.338 | 1.703 |
Resolvidas | 2.027 | 2.162 | 1.384 |
Pendentes | 170 | 176 | 368 |
Registradas antes do período coberto pelo relatório e resolvidas no ano | 45 | 112 | 114 |
*Informações que representam violação do Código de Conduta da Klabin