Em 2020, movimentamos aproximadamente 15,5 milhões de toneladas de toras e cavacos de pínus e eucalipto, além de biomassa para geração de energia, suprindo a demanda interna para a fabricação de papel e celulose, além do montante de toras de madeira vendido para serrarias e laminadoras ao longo do ano.
O direcionamento da disponibilidade de madeira para o maior consumo próprio nas operações de celulose e papéis reduziu as vendas de toras a terceiros em 11%. Foi 1,5 milhão de toneladas em 2020, resultando em R$ 208 milhões em receita líquida.
A Klabin está gradativamente reduzindo a comercialização de madeira para terceiros em decorrência do aumento de capacidade produtiva em papel e celulose.
O fato de produzir três tipos de celulose (fibra curta, fibra longa e fluff) mostrou que a diversificação e a flexibilidade da Klabin se traduziram em resultados positivos mesmo diante de um cenário de incertezas. Com capacidade para fornecer matéria-prima para diversos tipos de papel, a empresa compensou a queda de demanda observada no mercado global no segmento de papel para imprimir e escrever, em razão da pandemia, com o maior fornecimento de celulose fluff, especialmente a partir do terceiro trimestre, para o segmento de higiene, fabricante de produtos essenciais.
Nos nove primeiros meses de 2020, os preços de celulose mantiveram os patamares observados no final de 2019. Houve, porém, retomada de demanda em algumas regiões ao término de 2020. Os preços de celulose de fibra curta e de fibra longa por tonelada entregues na China apresentaram recuperação de 11% e 12%, respectivamente.
O volume de produção atingiu a marca de 1,545 milhão de toneladas, equivalente ao patamar verificado em 2019. A capacidade nominal da planta em 2020 era de 1,575 milhão de toneladas. O volume de vendas de celulose aumentou 3%, impulsionado pelo segmento de higiene. Atingimos 1,53 milhão de toneladas de celulose branqueada, sendo 1,117 milhão de toneladas de celulose de fibra curta e 413 mil toneladas de celulose de fibra longa/fluff.
O faturamento líquido do segmento de celulose fechou o ano em R$ 3,888 bilhões, crescimento de 11% em comparação com o ano anterior, resultado influenciado pelo maior volume de vendas e pela valorização do dólar em relação ao real no ano.
A pandemia causou arrefecimento de preços de papéis para embalagens no início do ano, seguido de forte recuperação a partir do segundo semestre.
O cenário de pandemia tem acelerado mudanças estruturais, que produzem efeitos positivos na demanda de papéis para embalagens, como a crescente participação do e-commerce nas vendas, além da maior consciência dos atributos do papel como produto reciclável, biodegradável e advindo de fontes renováveis.
O volume de vendas de kraftliner atingiu 432 mil toneladas, e a receita líquida, R$ 1,197 bilhão, aumentos de 11% e 21% respectivamente.
Destaque para as vendas ao mercado externo que cresceram 19% em volume e 34% em receita na mesma comparação, igualmente beneficiadas pela desvalorização do real em relação ao dólar no período.
O mercado de cartões apresentou importante retomada de volumes em 2020 no Brasil. A Companhia obteve aumento de 5% em volume de vendas e de 18% de receita em 2020 em comparação com o ano anterior.
O volume de vendas de embalagens de papelão ondulado da Klabin atingiu 724 mil toneladas, aumento de 18% em comparação com 2019. Desse volume, 68 mil toneladas foram decorrentes das unidades de papelão ondulado incorporadas da International Paper no quarto trimestre de 2020. O mercado de papelão ondulado cresceu 6% em 2020, reflexo do crescimento no volume de expedição, principalmente em decorrência da forte retomada do mercado local no segundo semestre do ano, impulsionada pela expansão do consumo, do e-commerce e de setores exportadores, como proteínas e frutas.
A receita líquida foi de R$ 2,694 bilhões, alta de 24% em relação a 2019, com incremento de R$ 258 milhões advindos das novas unidades adquiridas da IP.
O negócio de sacos industriais, que, devido à pandemia da Covid-19, havia registrado recuo no primeiro semestre, registrou forte recuperação na segunda metade de 2020.
As vendas nesse segmento, mesmo com estabilidade de volumes em comparação com 2019, apresentaram aumento de 11% na receita líquida.A Klabin também se beneficiou do expressivo crescimento do e-commerce em 2020, registrando aumento de 122% nas vendas diretas de embalagens para o comércio eletrônico, o que levou a Companhia a formular uma estratégia para fortalecer a oferta de soluções para o segmento em 2021. Saiba mais em Estratégia para o e-commerce.