Mensagem da

Administração

GRI 102-14

Encerramos o ano de 2019 com números promissores, principalmente no último trimestre, apesar das dificuldades enfrentadas tanto nos mercados globais quanto no Brasil. Ao fim do período, foram registradas importantes conquistas: a Companhia completou 120 anos, anunciou o maior investimento da sua história e seguiu transformando a sua trajetória. Ao longo de 2019, além de aprovar significativos investimentos para a expansão dos negócios, vencemos desafios econômicos por meio de nossa flexibilidade e eficiência operacional, e mantivemos o alto desempenho de nossos indicadores.

Como maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única empresa do País a oferecer ao mercado soluções em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos negócios de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, vivenciamos o atrativo e consistente momento pelo qual passa o setor – “Paper is cool again”. Estamos preparados para acompanhar os movimentos do mercado.

A cadeia integrada de produção – da madeira à embalagem – é uma das chaves do sucesso do nosso negócio. Essa integração permite flexibilidade em vendas e em diversificação do portfólio de produtos.

A ampliação do portfólio é reflexo também da operação da Unidade Puma, uma das mais modernas fábricas de celulose do mundo, inaugurada em 2016, que elevou significativamente o tamanho da Companhia. Em abril de 2019 anunciamos o Projeto Puma II, o maior investimento da história da Klabin, com valor bruto total previsto de R$ 9,1 bilhões.

Nosso novo ciclo de expansão compreende a construção de duas máquinas de papel para embalagens, com produção de celulose integrada, a serem instaladas na unidade industrial do município de Ortigueira (PR), no mesmo local onde está a Unidade Puma. A implantação da nova linha produtiva permitirá a fabricação de papel kraftliner de cobertura branca e do papel Eukaliner, feito exclusivamente com fibra de eucalipto, o que é inédito mundialmente, com qualidade superior e geração de valor para o cliente.

Também em 2019, adquirimos uma planta industrial na cidade de Horizonte, no Ceará, com o intuito de ampliar a produção de embalagens de papelão ondulado, antevendo o atendimento ao crescente mercado de fruticultura e indústria nas regiões Norte e Nordeste do País. O segmento de embalagens de papel apresentou forte crescimento no final do ano, com o registro recorde de pedidos no último trimestre.

Vencemos o leilão da concessão de um terminal de celulose no porto de Paranaguá (PR), o que nos permitirá otimizar as condições logísticas das operações. Outro fato importante no ano foi o início da operação do Parque de Plantas Piloto, em Telêmaco Borba (PR), voltado à pesquisa, inovação e novas soluções para o mercado. No local estão sendo feitos estudos e testes com celulose microfibrilada (MFC) e lignina.

Com foco em eficiência operacional, cuidado com as pessoas e com o meio ambiente, temos desenvolvido cada vez mais produtos a partir de fontes renováveis, recicláveis e biodegradáveis, fomentando um modelo de economia circular e participando ativamente da construção de um futuro de consumo sustentável.

O reconhecimento da gestão da Klabin veio com a conquista do primeiro lugar entre as empresas do setor de Papel e Celulose no Guia Exame de Sustentabilidade, edição 2019, que faz uma profunda análise do desempenho das grandes empresas do Brasil.

A Klabin também está, pelo segundo ano consecutivo, na “Lista A” do CDP – plataforma global de informações para investidores. Somos reconhecidos como empresa líder pela transparência e ações nas três categorias do CDP: combate às mudanças do clima, gestão de recursos hídricos e manejo sustentável da floresta. Estarmos nessa posição reforça nossa prioridade em transformar o futuro e colocar a sustentabilidade no centro das nossas decisões estratégicas, buscando ser a Companhia referência mundial em soluções responsáveis que atendam às transformações da sociedade.

Os objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável (KODS) reforçam esse compromisso ao alinhar nossas prioridades estratégicas à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, juntamente com nosso compromisso de sermos signatários do Pacto Global da ONU desde 2003.

Em 2020, diante da pandemia do coronavírus, com impactos no Brasil e em todo o mundo, nossa atuação se volta aos cuidados com a preservação da saúde de nossos colaboradores, seus familiares e de toda a sociedade, o que nos levou a rever processos e modos de trabalhar. Reduzimos as operações ao limite técnico para atuar com segurança e cumprir a nossa missão de proteger a vida e, ao mesmo tempo, desempenhar o nosso compromisso como integrantes de uma cadeia de produção que fornece papéis e embalagens para que produtos essenciais, como remédios, alimentos e materiais de higiene e limpeza, cheguem à população em um momento tão delicado.

Só temos motivos para agradecer a todos que contribuíram em 2019 para os bons resultados da Companhia. Em especial, ao Conselho de Administração e aos Controladores, que acreditam na capacidade de seus colaboradores, comprometidos com a geração de valor compartilhado por meio dos melhores resultados possíveis. Estendemos nosso agradecimento a todo o time pelo engajamento, atitude e resiliência diante da situação crítica enfrentada com a Covid-19. Continuaremos trabalhando para que a Klabin não pare de crescer, com responsabilidade e sustentabilidade. Agradecemos também aos investidores, clientes, fornecedores e parceiros, que acreditam na perpetuidade da empresa.

Cristiano Teixeira

Diretor-geral