Mensagem da Administração

MESMO COM OS DESAFIOS QUE SE APRESENTARAM, 2017 FOI UM ANO DE MUITOS MARCOS PARA A KLABIN, ENTRE ELES O RAMP-UP DA UNIDADE PUMA, A BOA ACEITAÇÃO DA CELULOSE FLUFF, A INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE TECNOLOGIA E O 26º TRIMESTRE CONSECUTIVO DE RESULTADOS FINANCEIROS POSITIVOS

(GRI 102-14)

O ano de 2017 tinha tudo para ser um ano difícil, marcado por incertezas em relação à aprovação das reformas propostas pelo governo, por turbulências no cenário político nacional e pela volatilidade nas bolsas mundiais. Entretanto, mesmo com esses e outros desafios que se apresentaram, após um grande período de recessão econômica, a Klabin já vislumbrava uma retomada no consumo de embalagens e uma tendência de volume crescente, que ficou mais evidente a partir do segundo trimestre.

A companhia encerrou o ano com grandes conquistas. Atingiu o recorde de produção de cartões na Unidade Monte Alegre e, após ter finalizado o ramp-up da Unidade Puma com sucesso, fechou o período com volume de 1,4 milhão de toneladas de celulose produzidas na nova fábrica. A celulose fluff obteve ampla aceitação nos mercados em que a Klabin ingressou, tanto no Brasil quanto no exterior, o que demonstra que o produto já atingiu os mais altos padrões de qualidade.

Também em 2017, a empresa ampliou sua participação no mercado de embalagens de papelão ondulado e inaugurou um avançado Centro de Tecnologia no Paraná, que a posiciona em um patamar mais elevado de inovação.

A cada ano, a Klabin vem se destacando como empresa competitiva, com capacidade de resiliência em momentos de crise econômica, alta produtividade florestal e resultados financeiros crescentes. Com investimentos expressivos no negócio nos últimos anos, atualmente a companhia oferece ao mercado um mix de produtos sem paralelo na indústria nacional. O foco na eficiência operacional tem sido fundamental para perseguir os melhores números de produção dentro do melhor mix de produtos possível.

>> A  KLABIN VEM SE DESTACANDO A CADA ANO COMO EMPRESA COMPETITIVA, COM CAPACIDADE DE RESILIÊNCIA EM MOMENTOS DE CRISE ECONÔMICA, ALTA PRODUTIVIDADE FLORESTAL E RESULTADOS FINANCEIROS CRESCENTES <<

A sustentabilidade, um dos pilares dessa eficiência operacional da Klabin, é um diferencial competitivo e um compromisso de longo prazo da companhia com seus stakeholders. Ela orienta a atuação e visão de futuro da companhia e responde a um mercado que segue as tendências mundiais e aponta para um novo perfil de consumidor, interessados em alternativas mais customizáveis e sustentáveis.

Nesse cenário, a Klabin tem  trabalhado no desenvolvimento de produtos junto a seus clientes e está preparada para oferecer soluções de embalagens cada vez mais seguras e eficientes. Os produtos da Klabin carregam fortes atributos de sustentabilidade, já que são completamente recicláveis e provenientes de fontes renováveis e biodegradáveis.

A inauguração do Centro de Tecnologia, em 2017, consolida os investimentos nas frentes de Pesquisa e Desenvolvimento das áreas de negócio e tem permitido aprofundar as discussões sobre embalagens biodegradáveis.

Também com vista a fomentar a inovação, a Klabin adquiriu  recentemente participação de 12,5% na startup israelense Melodea, pioneira na tecnologia de extração de celulose nanocristalina, produzida 100% a partir de fontes renováveis. A parceria fortalece a estratégia de construção de soluções voltadas ao uso responsável, eficiente e sustentável dos recursos naturais.

A eficiência operacional da Klabin ainda é ancorada no pilar de pessoas e, nesse sentido, a capacitação constante e de alta qualidade dos colaboradores tem sido fundamental no alcance dos resultados. Um dos catalisadores desse processo é a Escola de Negócios Klabin (ENK), que aprimora as competências requeridas para uma companhia em constante renovação. Em 2017, só no Portal ENK, foram cerca de 9 mil usuários com acesso, abrangendo todas as unidades.

 

>> COM ELEVADA PRODUTIVIDADE FLORESTAL, RECONHECIDA COMO UMA DAS MELHORES DO MUNDO, E A RECENTE EXPANSÃO NA PRODUÇÃO DE CELULOSE, A KLABIN SE PREPARA PARA UM NOVO CICLO DE CRESCIMENTO <<

Com elevada produtividade florestal, reconhecida como uma das melhores do mundo, e a recente expansão na produção de celulose, a Klabin já se prepara para um novo ciclo de crescimento. Tem o importante desafio de finalizar sua desalavancagem e escolher as melhores alternativas entre as rotas de crescimento que estão sendo estudadas. Ao lado disso, permanece o desafio de manter a eficiência nos processos em todas as operações, com foco na garantia da disponibilidade de nossos equipamentos para atender às demandas de produção.

Ao considerar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU nas diretrizes de sustentabilidade e no planejamento de longo prazo, desde 2016, a Klabin reforça o seu compromisso com o futuro e o desenvolvimento socioambiental das localidade onde atua, direcionando esforços e investimentos para essa agenda mundial, que estabelece prioridades e aspirações para serem cumpridas até 2030.

Agradecemos a todos os colaboradores e parceiros de negócio pelo compromisso com a construção da histórica trajetória de sucesso da companhia e pelo 26º trimestre consecutivo de crescimento nos resultados financeiros. E aos acionistas, clientes, fornecedores e investidores por confiarem no nosso modelo de negócio único e por mais um ano de grandes conquistas.

Cristiano Teixeira
Diretor-geral da Klabin

Gommo Desenvolvimento de Sites Mobile em Belo Horizonte
Bitnami