Mensagem da Administração – Klabin

Mensagem da Administração

SÓLIDOS RESULTADOS FINANCEIROS, EVOLUÇÃO DE INDICADORES AMBIENTAIS E UMA ABORDAGEM INOVADORA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL RECONHECIDA INTERNACIONALMENTE REFORÇAM A SUSTENTABILIDADE COMO UM DIFERENCIAL COMPETITIVO DA KLABIN, QUE SEGUE COM NOVOS INVESTIMENTOS, GUIADA PELA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA, PARA CONTINUAR A OFERECER SOLUÇÕES PARA O FUTURO BIODEGRADÁVEL

(GRI 102-14)

A indústria brasileira viveu um ano de grandes desafios em 2018, um ano marcado por incertezas políticas, que acentuaram o cenário de instabilidade do mercado, e pela paralisação dos caminhoneiros, fatores que impactaram a produção industrial e a arrecadação tributária. Mesmo diante desse cenário, a Klabin demonstrou, mais uma vez, sua resiliência e capacidade de entregar resultados consistentes.

A empresa registrou crescimento de 47% no EBITDA Ajustado em relação a 2017 e consolidou sua operação de celulose, atingindo produção acima da capacidade nominal na Unidade Puma no segundo semestre. Nos mercados de papéis e embalagens, a Klabin ampliou seu volume de vendas no mercado doméstico, especialmente o de kraftliner, e obteve bom desempenho nas unidades de sacos industriais e embalagens de papelão ondulado.

Resultado da forte geração de caixa no período, a relação dívida líquida/EBITDA Ajustado fechou o ano em 3,1 vezes, contra 4,1 vezes registrada no período anterior, reforçando a trajetória de desalavancagem da Klabin, observada desde o início das operações da Unidade Puma. Esse importante resultado contribuiu para consolidar o ambiente para novos planos de crescimento nos diferentes mercados em que a empresa atua.

Consciente da representatividade de mercado que vem alcançando nos últimos anos, reconhecida por sua incomparável produtividade florestal, pela solidez dos seus resultados financeiros e por seu mix exclusivo de produtos, desde 2017 a Klabin tem atuado com foco na eficiência operacional plena. Nessa jornada, a sustentabilidade é entendida como um diferencial competitivo e um compromisso de longo prazo com seus stakeholders, que orienta a atuação e a visão de futuro da companhia.

>> OS RESULTADOS POSITIVOS REFORÇARAM A TRAJETÓRIA DE DESALAVANCAGEM DA COMPANHIA, CONTRIBUINDO PARA CONSOLIDAR O AMBIENTE PARA NOVOS INVESTIMENTOS E PLANOS DE CRESCIMENTO <<

O modelo de gestão ambiental robusto, que contribui para a melhoria operacional e de processos, e a ampliação da presença de fontes renováveis na matriz energética da Klabin refletem-se em importantes resultados nessa área, como a redução na emissão de Gases de Efeito Estufa. Evoluir ainda mais neste indicador é um objetivo e um desafio para a companhia, que vem investindo em tecnologias inovadoras na área de utilidades industriais para dar sustentação às melhorias almejadas.

Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a atuação social da Klabin, que é signatária do Pacto Global da ONU desde 2003, obteve um importante reconhecimento em 2018. As diretrizes e os resultados da agenda de progresso e prosperidade, obtidos pela empresa no Fórum de Desenvolvimento Local de Goiana (PE), foram apresentados em evento promovido pela Rede Brasil do Pacto Global, em Nova Iorque. A abordagem adotada pela Klabin, de promover o desenvolvimento territorial tendo como orientadores os ODS da ONU, foi considerada inovadora.

A empresa também intensificou investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Entre as iniciativas voltadas ao tema, é importante destacar a aquisição de 12,5% da startup israelense Melodea Bio Based Solutions e o anúncio da construção do Parque de Plantas Piloto no Paraná. O novo espaço vai abrigar estudos e testes em frentes de pesquisa, como a da celulose microfibrilada, que futuramente será incorporada às linhas de produção de papel da companhia, potencializando a qualidade e a resistência de seus produtos.

O cultivo de florestas plantadas de eucalipto e pínus inspira trabalhos de P&D+I nos quais se utilizam os dois gêneros de fibra. Esse sólido diferencial competitivo assegura que a Klabin, pautada pelas mais recentes tendências de consumo, planeje o desenvolvimento de embalagens ainda mais sustentáveis e desenvolva projetos que potencializem os múltiplos usos da madeira.

>> O FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO LOCAL DE GOIANA FOI RECONHECIDO EM EVENTO DO PACTO GLOBAL POR SUA ABORDAGEM INOVADORA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL COM BASE NA ADOÇÃO DOS ODS <<

A trajetória de 120 anos, completados em 2019, evidencia a vocação da companhia para a inovação e para a construção de seu próprio caminho rumo ao futuro, um traço que a companhia tem em toda a sua história. O principal marco da celebração é o anúncio, divulgado em abril deste ano, do maior investimento da empresa até então: o aporte de R$ 9,1 bilhões no Projeto Puma II, que contempla a construção de duas máquinas de papel no Paraná, com produção de celulose integrada. O principal desafio, agora, é a mobilização para o início das obras de construção e montagem.

Guiada por seu compromisso com a sustentabilidade e com responsabilidade no trato com todos os seus públicos e por sua opção irrestrita pela inovação, a Klabin se prepara para atravessar o século 21 como uma empresa fornecedora de produtos de base florestal de usos múltiplos, renováveis, recicláveis e biodegradáveis, alinhada às tendências globais de consumo sustentável.

Dirigimos nossos agradecimentos a todos os que, em 2018, contribuíram para a prosperidade da companhia: o Conselho de Administração e os controladores que apostam nos planos e no potencial de reinvenção da Klabin; os colaboradores, que atuam engajados e focados em entregar os melhores resultados; e os investidores, clientes e fornecedores que, com sua parceria, colaboram para a perenidade dos nossos negócios.

Cristiano Teixeira
Diretor-geral da Klabin