Destaques 2018

—  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Sustentabilidade está entre os Desafios Klabin direcionados a startups

O gerenciamento de impactos das operações da Klabin faz parte da lista de Desafios Klabin, – um programa de inovação aberta voltado para startups que tem o objetivo de impulsionar o empreendedorismo e fomentar soluções sustentáveis, que aprimorem processos e produtos da companhia Klabin. Para se ter uma ideia, um dos desafios é encontrar parceiros que possam ajudar a mitigar os impactos da poeira gerada pelas operações florestais para melhoras a qualidade de vida das comunidades, buscando soluções para redução da geração e impactos da poeira, além de pavimentações alternativas de vias e estradas. Atualmente, as medidas para reduzir a poeira causada pelo tráfego de caminhões durante as atividades de colheita, por exemplo, envolvem, entre outras medidas, a umectação das vias. A empresa vem estudando alternativas ao uso da água.

As startups poderão testar e validar suas soluções, gerar novas receitas como fornecedor ou parceiro e adquirir visibilidade dentro do ecossistema de startups brasileiras. Saiba mais em https://lp.startse.com.br/programa/desafios-klabin/

Tecnologias convergentes

A integração entre os ambientes de Tecnologia da Informação (TI) e Tecnologia da Automação (TA) levaram a Klabin a criar uma Gerência de TA em 2018. A nova estrutura centraliza todos os processos de automação na empresa, que antes eram distribuídos entre as unidades de negócio. A convergência entre as tecnologias permite uma integração entre projetos, suporte e segurança de dados, otimizando os recursos da companhia.

 

Proteção à propriedade intelectual

Amparando os esforços voltados à inovação, 2018 será o ano para consolidar a Política de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia. O documento, lançando em agosto de 2017, define as regras sobre proteção e sigilo das criações e inovações desenvolvidas na companhia e que devem ser seguidas por todos os colaboradores. Ao longo do ano, serão promovidos workshops sobre a Política em todas as Unidades.

—  Governança

Comissões Fixas garantem mais qualidade e agilidade às decisões

Com vistas ao aprimoramento de suas práticas de gestão, em abril de 2018, a Klabin modificou sua estrutura de governança corporativa com a implantação de Comissões Fixas. Com esse modelo, a companhia passa a ter comissões específicas, divididas por temas, que irão discutir, planejar e validar estratégias de apoio aos negócios. A reestruturação acompanha o novo ciclo de crescimento da companhia, na busca constante pelo aperfeiçoamento de sua eficiência operacional e o fortalecimento do mapeamento de oportunidades de negócios.

Com o novo modelo, a Klabin acredita assegurar mais qualidade e agilidade nos processos decisórios. Foram criadas as Comissões Fixas de “Estratégia e Mercado”, “Gente”, “Investimentos”, “Inovação”, “Gestão de Riscos” e “Sustentabilidade”. Compostas por gerentes e diretores, cada um dos grupos conta com um sponsor (patrocinador), que assegura a atuação da comissão e a relevância das iniciativas, e um responsável, que fica à frente da dinâmica de funcionamento. Todas as decisões endereçadas pelas comissões serão levadas para validação da Diretoria Executiva da Klabin.

—  Desenvolvimento Local

Comunidades do Paraná fazem gestão de resíduos

A união entre a Klabin e a comunidade de Tibagi (PR) promete trazer mais qualidade de vida para o município. Com o apoio da companhia, a cidade retomou a coleta seletiva no último mês de maio, com uma fase piloto nos bairros Vila Godoi, Vila Guarapuava e Jardim Paraná. A partir da parceria com o Consórcio Intermunicipal Caminhos do Tibagi, os municípios de Imbaú, Ortigueira, Reserva, Tamarana, Tibagi, Telêmaco Borba e Ventania terão apoio para realizar a gestão responsável dos seus resíduos.

Fórum de Desenvolvimento em Goiana

A melhoria das condições de vida também foi tema da reunião do Fórum de Desenvolvimento Sustentável de Goiana (PE), realizada em abril. O grupo, composto por empresas, moradores e poder público, se encontra mensalmente para compartilhar informações sobre democracia participativa, gestão sustentável de cidades e desenvolvimento sustentável.

Mata sociais dá frutos

Ações de Desenvolvimento Local estão tomando novo fôlego em 2018. Participantes do programa Matas Sociais, em Ortigueira (PR), vão diversificar sua produção com o cultivo de bananas. Foram promovidas oficinas de plantio e debate com um potencial comprador do município de Telêmaco Borba (PR) que, atualmente, tem como fornecedor o estado de Santa Catarina. A expectativa é que as 20 mil mudas da espécie “Nanicão” rendam 100 toneladas da fruta, melhorando a renda de aproximadamente 17 famílias.

Produção de mel beneficiará 150 famílias até o final do ano

O programa de Apicultura e Meliponicultura foi expandido para os municípios de Otacílio Costa (SC) e Angatuba (SP). Com a ampliação, a iniciativa passa a contar com 49 apicultores e 78 apiários, e até o final deste ano, serão incorporados outros 24 parceiros, proporcionando o incremento da renda familiar. A expectativa é de aumento de 8% na produção de mel em todos os municípios.

—  Competitividade e Resultados

27º trimestre consecutivo de crescimento

A Klabin abriu o novo ano com bons resultados. A disciplina de custos e o aumento da receita proporcionaram avanços nos resultados operacionais do primeiro trimestre. O EBTIDA registrado foi de R$ 760 milhões, representando aumento de 41% em relação a 2017. Esse é o 27º trimestre consecutivo de crescimento. O volume de vendas também subiu de 759 toneladas para 761 toneladas.

Outro destaque do primeiro trimestre ficou por conta da aquisição de 12,5% da startup israelense Melodea Bio Based Solutions, pioneira na extração de celulose nanocristalina. O negócio faz parte da estratégia da Klabin de oferecer produtos cada vez mais inovadores e soluções bioeconômicas a seus clientes. A tecnologia proporcionará a criação de papéis e embalagens ainda mais resistentes, 100% recicláveis e o desenvolvimento de novos negócios de base florestal.

—  Meio Ambiente

Index atesta o fornecimento responsável de fibras

Em janeiro, as práticas sustentáveis adotadas pela empresa foram reconhecidas pela terceira vez consecutiva no Índice Ambiental de Empresas de Papel e Celulose – Environmental Paper Company Index 2017 (EPCI). A Klabin obteve 100% de desempenho no quesito Fornecimento Responsável de Fibras. As plantações florestais certificadas e corretamente manejadas também tiveram destaque no índice como principal fator de redução da pressão sobre as florestas naturais.

—  Pessoas

Melhorias no ambiente de trabalho no Escritório-Sede

Com o objetivo de garantir um ambiente de trabalho mais funcional e confortável aos colaboradores, várias ações de melhoria vêm sido desenvolvidas no Escritório-Sede da Klabin, em São Paulo, neste ano de 2018. As iniciativas vão desde incremento de infraestrutura, mobilidade e equipamentos de tecnologia da informação até a distribuição de um kit de admissão para novos colaboradores, que passam a receber, em seu primeiro dia de trabalho, um notebook, acesso básico à rede, sistemas e Outlook.

Gommo Desenvolvimento de Sites Mobile em Belo Horizonte
Bitnami