Klabin - Relatório de Sustentabilidade 2016
Logomarca Klabin

RELATÓRIO DE
SUSTENTABILIDADE

2016

  -  

Compromisso com
a sustentabilidade


base da gestão
e da atuação

Presente na história e no cotidiano da Klabin, a sustentabilidade é o alicerce da gestão dos negócios e um compromisso de longo prazo com acionistas, clientes, colaboradores, fornecedores e comunidades da empresa. A companhia foi pioneira no manejo florestal responsável e a primeira empresa do setor no Hemisfério Sul a receber a certificação FSC® (FSC-C022516) - Forest Stewardship Council®. (G4-15)

A adoção de melhores práticas globais relacionadas ao tema nas operações é expressa na Visão de Sustentabilidade e está amparada pela Política de Sustentabilidade, atualizada em 2016 para acompanhar os avanços das práticas em gestão da sustentabilidade na companhia. As sete prioridades da política foram expandidas e agora somam 13 princípios. Um dos novos temas incluídos é o item 10, relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, orientando os compromissos da Klabin com essa agenda, suas iniciativas e investimentos.

Visão de Sustentabilidade

Acreditamos que sustentabilidade é criação contínua de valor, que privilegia o equilíbrio entre as esferas econômica, social e ambiental. Somos uma empresa de base florestal diferenciada e de gestão responsável, compromissada com a biodiversidade. Trabalhamos de forma colaborativa com nossos clientes e nossos fornecedores, sempre pautados pela inovação e pela melhoria constante de nossos produtos e de nossos processos. Promovemos o engajamento e desenvolvimento da nossa Gente e comunidades onde atuamos, visando a resultados crescentes e sustentáveis para toda a cadeia de valor, de forma integrada.

Política de Sustentabilidade
1

Buscar a qualidade competitiva, visando à melhoria sustentada dos seus resultados, pesquisando, desenvolvendo e aperfeiçoando continuamente processos, produtos e serviços, existentes e novos, para atender às expectativas de clientes, colaboradores, acionistas, comunidade e fornecedores e dos demais públicos de relacionamento.

2

Promover a colaboração com clientes, fornecedores, academia e outras partes interessadas na busca por inovação para os produtos e os processos e por melhorias para a cadeia de valor.

3

Garantir a valorização da base florestal a partir de sua transformação em produtos sustentáveis e competitivos.

4

Assegurar o suprimento de madeira plantada para as suas unidades industriais de forma sustentada, sem agredir os ecossistemas naturais associados, nas operações próprias e em fomentados.

5

Praticar e promover a reciclagem de fibras celulósicas em sua cadeia produtiva.

6

Evitar e prevenir a poluição por meio da redução dos impactos ambientais relacionados a efluentes hídricos, resíduos sólidos e emissões atmosféricas, considerando constantemente esses elementos na manutenção e na melhoria de processos produtivos, no desenvolvimento e no aperfeiçoamento de produtos, em operações florestais e logísticas, e no monitoramento de fornecedores críticos em função de aspectos econômicos e socioambientais.

7

Buscar aplicar as mais eficientes e atuais tecnologias e soluções de engenharia na implantação de novos projetos e empreendimentos, zelando pela proteção da saúde humana, dos recursos naturais e do meio ambiente.

8

Promover o crescimento pessoal e profissional dos seus colaboradores e a busca da melhoria contínua das condições de trabalho, saúde e segurança.

9

Promover uma cultura de disseminação da ética e desenvolver as melhores práticas de governança corporativa.

10

Observar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e orientar suas ações e seus investimentos para o fortalecimento dessa agenda, agindo de modo afirmativo em favor do desenvolvimento socioambiental positivo dos locais onde atua.

11

Praticar a responsabilidade social com foco nas comunidades onde atua de acordo com a plataforma de investimento social privado, com base nas linhas de atuação de desenvolvimento local e educação.

12

Atender à legislação e às normas aplicáveis ao produto, ao meio ambiente, à saúde e à segurança.

13

Assegurar que as operações da companhia busquem constantemente a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEEs).

Estratégia de Sustentabilidade

Em 2016, a Klabin concluiu a primeira rodada de consultas e discussões junto aos diretores sobre as metas e diretrizes da Estratégia de Sustentabilidade. O documento foi elaborado a partir do estudo de materialidade (clique aqui para saber mais) e da Política de Sustentabilidade. A partir desse trabalho foram consolidados os grandes objetivos estratégicos da companhia para um horizonte de oito anos: 2017 a 2025. O documento estava sob validação da Alta Direção até o fechamento deste relatório.

A Estratégia de Sustentabilidade reúne três elementos principais: os temas relevantes relacionados ao negócio da companhia e seus impactos junto aos diversos stakeholders (temas materiais), um conjunto de indicadores e os objetivos estratégicos compartilhados por toda a organização. A figura a seguir apresenta as esferas de governança e gestão da sustentabilidade na Klabin.

Reconhecimento
das melhores práticas

Os esforços da gestão orientada para a sustentabilidade vêm sendo reconhecidos por importantes instituições e iniciativas ao longo dos anos. Em 2016 a Klabin foi eleita a “Empresa Sustentável do Ano” pelo Guia Exame de Sustentabilidade e figurou na publicação como a mais sustentável do setor de papel e celulose. Veja este e outros reconhecimentos que se destacaram no período a que se refere este relatório:

Guia Exame de Sustentabilidade

O Guia Exame de Sustentabilidade elegeu a Klabin como a “Empresa Sustentável do Ano” e a mais sustentável do seu setor. A companhia se diferenciou ao alcançar notas acima da média em indicadores-chave avaliados, como mudanças climáticas, relação com a comunidade, direitos humanos, gestão de fornecedores e outros. O grande destaque da edição é a Unidade Puma e as iniciativas da empresa para torná-la uma fábrica exemplar desde a sua idealização. Entre os elementos sustentáveis reconhecidos estão o planejamento da nova fábrica baseado na questão energética e a economia de água.

Carbon Disclosure Project (CDP)

A Klabin obteve classificação nível “Leadership” pelo CDP em seus resultados anuais para Mudanças Climáticas e Floresta, que caracteriza as melhores práticas na plataforma e indica que a empresa implementou uma série de ações para gerenciar mudanças climáticas nas operações próprias e de terceiros. No programa Água, a Klabin atingiu classificação nível “Management”, com pontuação “B”. O CDP é uma organização internacional sem fins lucrativos que analisa e reconhece os esforços de empresas no mundo para gerir os impactos ambientais de suas atividades. A Klabin participa dessa iniciativa desde 2006.

Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)

Pelo quarto ano consecutivo, a Klabin integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. O objetivo do ISE é criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável, além de estimular a responsabilidade ética por meio de boas práticas empresariais das empresas elegíveis para o índice. A Klabin possui intensa atuação em todas as áreas em que se baseiam os critérios de seleção do ISE. Por meio de planos de ação anuais, a companhia mantém melhoria contínua nas dimensões avaliadas sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, equilíbrio ambiental e socioambiental, mudanças climáticas, eficiência econômica e governança, entre outras.

Top Employers

Pelo segundo ano consecutivo, a Klabin conquistou a certificação Top Employers Brasil 2016, que lista anualmente um grupo de empresas que demonstram os mais altos padrões de excelência em gestão de pessoas. Para receber o selo, a organização Top

Employers Institute avalia, por meio de pesquisa auditada, as melhores práticas de recursos humanos de cada companhia. Os critérios analisados são estratégia, implementação de políticas, monitoramento e comunicação das condições de carreira e desenvolvimento.

Latin America Executive Team

Reconhecimento nas categorias Melhor CEO, com Fabio Schvartsman, e Melhor Equipe de RI no setor de papel e celulose pela revista financeira Institutional Investor, no ranking Latin America Executive Team 2016. A Klabin também foi classificada entre as três melhores

empresas da área nas categorias Melhor Diretor Financeiro, Melhor Programa de Relações com Investidores, Melhor Profissional de Relações com Investidores e Melhor Dia do Analista. O ranking é elaborado por pesquisa anual com mais de 900 investidores e analistas de mercado do Brasil e do exterior.

Troféu Transparência

A Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) e a Serasa Experian concederam à Klabin o Troféu Transparência 2016 na categoria

“Companhias com receita líquida acima de R$ 5 bilhões”. O prêmio está em sua 20ª edição e é um dos mais importantes da área. Entre os critérios que renderam a vitória à Klabin estão a qualidade das informações contidas nas demonstrações financeiras, a aderência integral às normas contábeis e a apresentação do relatório quanto ao layout e conteúdo.

Prêmio Expressão Ecologia

Conquista do troféu Onda Verde, na 23ª edição do Prêmio Expressão Ecologia, realizada durante o Fórum de Gestão Sustentável, na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) em Florianópolis (SC). A premiação se deve ao projeto “Reserva Particular do

Patrimônio Natural Estadual (RPPNE) Complexo Serra da Farofa”, unidade de conservação mantida pela companhia, que conta com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) como parceira, para a realização de estudos científicos, contribuindo para a proteção e a manutenção da biodiversidade e dos recursos hídricos.

Prêmio Empreendedor – EY

Representante da Categoria Sustentável do 19º Prêmio Empreendedor do Ano, promovido pela consultoria Ernst & Young (EY). A visão de sustentabilidade e as estratégias socioambientais da Klabin foram o foco do case que rendeu o prêmio à companhia. Ganharam

destaque os programas de empoderamento local e o desenvolvimento das regiões impactadas pela operação, assim como o Projeto Puma, estruturado desde o início sob uma perspectiva sustentável.

Prêmio Líderes – Grupo Lide

Empresa “Líder em Papel, Celulose e Papelão” na 6ª edição do Prêmio Líderes do Brasil, organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) para reconhecer organizações, empresários e autoridades dos principais setores da economia

brasileira pelo empreendedorismo, competência e comprometimento para um Brasil melhor e mais competitivo.

Destaques do Setor 2016 – ABTCP

Campeã do prêmio Destaques do Setor 2016 da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP) nas categorias Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Fabricante de Papel para Embalagem. Nesta última,

a Klabin foi reconhecida pelo oitavo ano consecutivo. O prêmio ABTCP destaca as melhores empresas de cada segmento do setor de papel e celulose.

Empresas Mais Admiradas do Brasil 2016 – Officina Sophia

Empresa mais admirada do Brasil na categoria Papel e Celulose, pelo quinto ano consecutivo, em estudo realizado pela Officina Sophia. O levantamento, desenvolvido há 18 anos, é feito a partir de entrevistas com mais de 1.100

executivos que avaliam e pontuam as companhias dos diversos setores que mais se destacaram durante o ano. Para isso, são analisados critérios como responsabilidade com o Meio Ambiente e com a Comunidade, Qualidade de Gestão, Inovação, Ética, Desenvolvimento Sustentável, entre outros.

Prêmio Ser Humano 2016 – ABRH-PR

O Programa Liderar da Klabin, da Unidade Monte Alegre (PR), foi premiado na modalidade Gestão de Pessoas, categoria Empresa, na 6ª edição do Prêmio Ser Humano 2016, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos

– Seccional Paraná (ABRH-PR). Os projetos vencedores obtiveram as melhores pontuações nos quesitos atualidade do tema, grau de inovação, qualidade do conteúdo e aplicabilidades.

Prêmio Referência 2016 – Grupo Jota

A Klabin foi homenageada com o Prêmio Referência em função do início das operações da Unidade Puma. A premiação destacou o significado do empreendimento para o Paraná, gerando empregos e impostos. Em sua 14ª

edição, o prêmio tem o objetivo de divulgar iniciativas de relevância do setor florestal. A cada ano são eleitos 10 nomes, entre entidades, personalidades e empresas, com ações ligadas ao empreendedorismo, defesa dos interesses da atividade de base florestal, sustentabilidade e fomento da informação.

Empreendedor José Paschoal Baggio 2016 – Correio Lageano

Conquista do prêmio Empreendedor José Paschoal Baggio, pelo 18º ano consecutivo. Criado em 1999, pelo jornal Correio Lageano, o reconhecimento tem o objetivo de homenagear e valorizar as 50 empresas da Serra Catarinense

que obtiveram o maior retorno de ICMS adicionado e se preocuparam com o desenvolvimento econômico e humano regional.