Certificações – Klabin

Certificações

A KLABIN É A PRIMEIRA EMPRESA DO SETOR NA AMÉRICA LATINA A ASSEGURAR A ORIGEM DA MATÉRIA-PRIMA UTILIZADA NA FABRICAÇÃO DE SEUS PRODUTOS POR MEIO DA CERTIFICAÇÃO FSC®. ESTA E OUTRAS CERTIFICAÇÕES CONFIRMAM O PIONEIRISMO DA EMPRESA

Objetivos de
Desenvolvimento
Sustentável

<i>1 - </i>Eradication of poverty 1 - Erradicação da pobreza
<i>8 - </i>Decent jobs and economic growth 8 - Empregos dignos e crescimento econômico
<i>12 - </i>Responsible consumption 12 - Consumo e Produção Responsáveis
<i>15 - </i>Life on earth 15 - Vida sobre a terra

—  Endosso das melhores práticas

(GRI 103-1, 103-2, 103-3)

Atribuídas por organizações independentes, as certificações chancelam a adoção das melhores práticas de responsabilidade social e ambiental da Klabin. E isso se estende ao longo da cadeia produtiva, uma vez que a companhia também incentiva os produtores rurais do programa de Fomento Florestal a obterem a certificação.

A Klabin foi a primeira empresa do setor no hemisfério Sul a receber a certificação FSC® para suas áreas florestais, em 1998, e também a primeira no mundo a ter produtos florestais não madeireiros certificados.

A certificação FSC® assegura a origem da matéria-prima utilizada na fabricação dos produtos da Klabin. O certificado abrange a cadeia de custódia de sacos industriais, papelcartão e papel kraft nas unidades do Brasil e a cadeia de custódia da Unidade Pilar, na Argentina, atestando a existência de controles de processo e rastreabilidade exigidos pela norma na produção local de sacos industriais.

—  Certificação inédita no setor

Em 2018, a Unidade Puma da Klabin, em Ortigueira, no Paraná, conquistou a certificação ISO 50001, tornando-se a primeira fábrica do setor de papel e celulose no país a seguir as melhores práticas exigidas para obtenção do certificado. O reconhecimento atesta os esforços da unidade para melhoria de seu desempenho e eficiência energética, em pouco mais de dois anos após o início de suas operações.

A obtenção da ISO 50001 endossa o compromisso da Klabin com o desenvolvimento sustentável, e está relacionada às boas práticas da gestão energética de uma fábrica, garantindo o cumprimento de normas nacionais e boas práticas para redução de desperdício, consumo consciente e priorização de uso de energia renovável. A Unidade Puma já possui as certificações ISO 9001 e ISO 14001 na versão 2015 e a OHSAS 18001/2007, que atestam o sistema de gestão da qualidade, gestão ambiental e de saúde e segurança, respectivamente.

>> NOVA CERTIFICAÇÃO PARA A UNIDADE PUMA ATESTA AS BOAS PRÁTICAS DA GESTÃO ENERGÉTICA E DE REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO, CONSUMO CONSCIENTE E PRIORIZAÇÃO DO USO DE ENERGIA RENOVÁVEL <<

—  Certificações e metodologias adotadas

(GRI 102-12)

FSC® (FSC-C022516) – Forest Stewardship Council®

Assegura o correto manejo florestal por meio de dez princípios, entre eles, o uso eficiente dos múltiplos produtos e serviços da floresta, bem-estar dos trabalhadores e das comunidades, conservação da biodiversidade, plano de manejo detalhado, monitoramento e avaliação de impactos ambientais e sociais. Veja todas as certificações FSC® da Klabin no site.

CERFLOR

É uma certificação brasileira, reconhecida internacionalmente pelo Program for the Endorsement of Forest Certification (PEFC), voltado para o manejo florestal sustentável. Suas normas foram elaboradas pela Comissão de Estudos Especial de Manejo Florestal (CEE) e são integradas à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e ao Inmetro. O certificado atesta que o empreendimento realiza o cultivo de eucalipto e pínus em conformidade com requisitos ambientais, sociais e econômicos que compõem os cinco Princípios do CERFLOR.

OK Compost

A Klabin é a primeira empresa brasileira do setor de papel e celulose a ter em seus sacos de cimento a certificação belga OK Compost, que garante que o saco de papel se decompõe completamente em até 12 semanas, sem oferecer risco de contaminação ao meio ambiente.

American Institute of Banking (AIB)

O reconhecimento atesta os processos adotados pela Klabin em seu Programa de Embalagens para Alimentos, que garante a integridade da sacaria, suas condições sanitárias e a saúde do consumidor final. A Klabin é a primeira empresa de embalagens de sacos de papel na América Latina a receber a recomendação internacional da AIB, entidade presente em mais de 120 países.

FSSC 22000

É uma das mais avançadas normas utilizadas para assegurar a procedência do papel para embalagem de alimentos. A certificação foi criada tendo como base a ISO 22000, complementando-a ao especificar claramente os pré-requisitos necessários para a produção de embalagens que garantam segurança à saúde do consumidor final. Determina pré-requisitos como limpeza e organização da área produtiva, além de controles de qualidade da água, ar e pragas, necessários à produção de embalagens para alimentos.

ISEGA

Garante a qualidade do papel usado para a produção de embalagens que entram em contato com alimentos.

ISO 14001

Define os requisitos mais importantes para uma empresa estabelecer e operar um Sistema de Gestão Ambiental. É reconhecida mundialmente como meio de melhorar o desempenho ambiental e de controlar custos das organizações.

ISO 9001

Possui diretrizes que asseguram um modelo de gestão capaz de garantir a uniformidade do produto. Engloba todas as etapas dos processos relacionados à qualidade, desde o projeto até a entrega do produto final.

ISO 50001

Estabelece parâmetros internacionais para os processos de fornecimento, utilização e consumo de energia para melhoria de desempenho em organizações industriais, comerciais e institucionais, visando a reduzir custos, emissões de gases de efeito estufa (GEE) e outros impactos ambientais.

OHSAS 18001

Permite sistematicamente controlar e melhorar o nível do desempenho da gestão da saúde e da segurança. Sua aplicação retrata a preocupação da Klabin com a integridade física de seus colaboradores e parceiros.

TPM – Total Productive Maintenance

Criado em 2002, o Klabin Superar (PKS) é um programa de melhoria contínua que utiliza a metodologia japonesa Total Productive Maintenance (TPM). Os objetivos principais são reduzir custos, aumentar a produtividade, melhorar a qualidade, racionalizar o estoque de produtos, eliminar os acidentes de trabalho e valorizar as pessoas.

Top Employers

A Klabin é a primeira empresa no Brasil do setor de papel e celulose a receber o selo Top Employers, certificação mundialmente reconhecida na área de Recursos Humanos e que anualmente destaca as empresas com práticas relevantes em gestão de pessoas. Concedida pelo Top Employers Institute, sediado na Holanda, a certificação conta com um rígido processo de avaliação e auditoria.